sábado, 28 de março de 2009

Televisão e Educação - atividade II


A televisão deve ser um objeto de estudo, e não um passa tempo qualquer. É preciso lembrar que a mesma não pode e não deve substituir pais e educadores. Nem sempre a TV é instrutiva, mas pode se tornar uma grande aliada da escola.
Desde que saibam enxergá-la em suas dimensões próprias, e desde que ajude nossas crianças a se tornarem sujeitos agentes, e criticamente responsáveis pela construção de seu próprio processo de recepção.
A TV vem se constituindo, em um poderoso instrumento de divulgação e integração de informações, e conhecimentos. É o mais alienante veículo contemporâneo de cominicação social, ela aprisiona o indivíduo tornando-o um ser passivo, inerente, sem capacidade própria de imaginação.
É preciso selecionar as programações, a serem exibidas ao público, principalmente o público mirim, para que haja uma integração entre Educação e TV.

Inclusão Digital

No Instituto Presbiteriano de Educação de VoltaRedonda, a inclusão digital ganha espaço de destaque, juntamente com seus alunos e educadores. Os educadores aprendem a mexer nas máquinas junto com seus alunos. Sempre estão acompanhados por um profissional da àrea. Aos poucos os educadores mudam o jeito de ensinar e aprender.
As atividades ganham um novo planejamento mais dinâmico.Os professores aproveitam o interesse dos alunos por um determinado assunto, fazendo uma pesquisa coletiva, buscando sempre um novo aprendizado.
"Estas maquinas, não são somente um computador, mas, uma ferramenta para uma educação renovadora. Os alunos tem diariamente aulas de inclusão digital, aprendem a mexer nas maquinas com grande entusiasmo, querem sempre mais. As turmas são divididas em quatro grupos, para que todos tenham a mesma oportunidade".
Como diz Rubem Alves"Escola gaiolas prendem, escolas asas ensinam a voar"